skip to Main Content
Preparação Para Exames 2018

Preparação para Exames 2018

À semelhança dos anos anteriores, a Janela Redonda está a promover aulas de preparação para exames.

O calendário de provas de aferição e exames nacionais 2017/2018 pode ser consultado aqui.

Os exames são momentos de avaliação decisivos no percurso académico e para assegurar o sucesso, a sua preparação é fundamental.

Por esse motivo, é aplicada uma metodologia de cariz teórico-prático, baseada em métodos demonstrativos, expositivos e interrogativos. Isso permite uma participação bastante ativa dos alunos, o que facilita a aprendizagem.

A par disso, as sessões de preparação têm como objetivo o esclarecimento de dúvidas mas também o desenvolvimento de competências de interpretação e resolução de exercícios.

Assim, a planificação adotada engloba a realização de exercícios-tipo relacionados com os conteúdos programáticos das respetivas disciplinas e a resolução de provas de anos anteriores. Simultaneamente, é dada aos alunos uma ajuda na gestão do tempo e desenvolvimento de técnicas de organização perante a prova.

Calendário provisório para as aulas de preparação para os exames de Português e Matemática do 9º ano

Calendarização Preparação para Exames 9º

 

Aproveitamos para deixar aqui algumas dicas de estudo:

  1. Escrever à mão – Várias pesquisas têm demonstrado que os alunos que tiram notas aprendem mais do que se estivessem a ler os apontamentos.
  2. Fazer anotações coloridas – Destacar ou sublinhar tópicos com marcador de cores ajuda a lembrá-los mais facilmente. Também podem ser utilizados post-it para realçar os pontos principais do estudo.
  3. Organizar o estudo – Uma pesquisa feita com mais de 3.000 estudantes revela que 73% deles passaram a ter melhores notas quando passaram a organizar o seu material.
  4. Livrar-se de distrações – Executar várias tarefas ao mesmo tempo divide a atenção. Na hora de estudar, a concentração é fundamental.
  5. Não deixar o estudo para a última hora – Ao ficar com pouco tempo para estudar, acumula-se a matéria o que poderá dificultar a sua assimilação.
  6. Fazer pausas no estudo – É importante reservar algum tempo de lazer no dia a dia e relaxar.
  7. Dormir bem – A médio prazo, a nossa habilidade de ler e reter informação diminui com a falta de sono.

 

Facebooktwitterpinterestmail

Back To Top